AFINAL, O QUE É TER CORAGEM?

×

Menssagem de erro

Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home/probem/public_html/includes/menu.inc).

Texto trabalhado na Roda da Leitura de hoje: 30/09/2017

AFINAL, O QUE É TER CORAGEM?
Publicado em: 05/05/2017 Por: Equipe SBie

A palavra coragem vem do latim e significa agir com o coração.
Portanto, ter coragem é agir de acordo com o que se sente verdadeiramente.
As situações desafiadoras fazem parte da vida de todas as pessoas, que diariamente passam por situações que as fazem acreditar que não serão capazes de dar conta daquele obstáculo ou sentem que jamais conseguirão resolver determinados problemas.
A verdade é que as pessoas estão sempre correndo algum tipo de risco e, para agir com coragem, é preciso superar os próprios pensamentos negativos e medos, agindo com determinação e com autoconfiança.
As emoções são a base para as ações individuais, e cada sentimento determina se o indivíduo terá um comportamento positivo ou negativo, dependendo da interpretação que é dada a ele.
O medo, por exemplo, pode salvar uma pessoa de situações perigosas, mas em outras circunstâncias ele também pode bloquear uma pessoa e fazer com que ela perca oportunidades incríveis.
A verdade é que não é necessário bloquear o medo para agir de forma corajosa: é preciso aprender a dar espaço a essa emoção para canalizá-la de maneira adequada.

Confie em si mesmo
Lembre-se de todos os desafios que você já conseguiu superar durante sua trajetória de vida e quantas metas você já realizou.
Por mais que a vida traga desafios, saiba que você tem toda capacidade de realização e transformação.
Tenha consciência das suas competências e saiba que você nasceu com todas as qualidades e habilidades para superar qualquer obstáculo.

Supere suas limitações

Todos os seres humanos possuem algum tipo de limitação — seja física, emocional ou mental.

Diante disso, o indivíduo pode escolher entre duas opções: agir como vítima das situações ou transformar a dor em motivação.

Ao condicionar sua vida a sentimentos como pena, você não encontrará motivação para enfrentar as dificuldades.

Em vez disso, canalize sua energia para superar as barreiras internas e externas e não perca tempo com autopiedade e vitimização.

Desenvolva sua Inteligência Emocional
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
A Inteligência Emocional é um dos principais diferenciais de pessoas que conseguem superar seus limites e alcançar a realização pessoal, isso porque esta habilidade faz com que o indivíduo consiga lidar com as próprias emoções e administrar as adversidades com coragem.
Confiar em você mesmo ou se sentir incapaz são atitudes que dependem do seu grau de autoconhecimento e de consciência.
De acordo com o psicólogo Daniel Goleman, há pesquisas que sugerem que pessoas que desenvolveram a inteligência emocional na adolescência ou no início de sua fase adulta não apenas têm sucesso em suas profissões como vivem relacionamentos amorosos longos e estáveis, além de apresentarem baixos níveis de depressão e ansiedade. Há evidências, inclusive, de que essas pessoas são até mesmo mais saudáveis.
São pessoas resilientes e capazes de se recuperar de situações estressantes.
“A vida é muito mais suave se você tem uma boa inteligência emocional”, resume o psicólogo.